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"BUYER PERSONA" afinal o que é e como usar?
Se você já participou de uma palestra, curso, consultoria ou até mesmo assistiu um vídeo na internet falando sobre vendas e marketing, é muito provável que já tenha se deparado diversas vezes com o termo “buyer persona”.
Mesmo sendo um termo amplamente discutido no meio empresarial, são frequentes as dúvidas a respeito do que se refere realmente a expressão. Se você também não está muito seguro quanto ao que vem a ser Buyer Persona, fique tranquilo, porque até empreendedores de longo tempo compartilham desse mesmo questionamento. No entanto, esse artigo é pra você, pois vou te explicar de forma direta o que é, quando usar e para que serve a Buyer Persona.
A buyer persona é a representação do seu cliente ideal. Quando falamos em buyer persona, logo pensamos em público alvo, porém são conceitos distintos. Enquanto público-alvo refere-se a análise de um grupo de pessoas (pode ser um segmento ou nicho), as personas são representações semificcionais de seus clientes atuais e potenciais.
Quando usar uma buyer persona?
As personas do comprador podem ajudar sua equipe a alcançar o alinhamento multifuncional. Idealmente, todos devem compartilhar sua visão de quem pode ser o cliente ideal.
Personas orientam o processo de tomada de decisão de muitas equipes, incluindo:
- Desenvolvedores de produtos que precisam de personas do comprador ao criar roteiros de produtos. Encontre e priorize mudanças em produtos e serviços com base nas necessidades do cliente.
- Profissionais de marketing que precisam de buyer personas para construir estratégias úteis. Concentre esforços de pesquisa de palavras-chave e use personas como referência ao redigir uma campanha de divulgação. Personas também ajudam a restringir e priorizar iniciativas promocionais.
- Representantes de vendas que precisam de buyer personas para construir relacionamento com os clientes. Prepare-se melhor e tenha empatia com os desafios do cliente durante as interações relacionadas às vendas.
Especialistas em suporte ao cliente que precisam de buyer personas para atender melhor os clientes. Identifique padrões nos pontos fracos do cliente e do produto, para resolver problemas de forma proativa e ter empatia quando um cliente está frustrado ou o produto não funciona como esperado.
A empresa que tem sua Buyer Persona bem definida tem maior probabilidade de acerto nas estratégias de marketing e vendas, além de poder direcionar os recursos para os canais que realmente atingirão a sua persona.
E você já definiu qual é a buyer persona do seu negócio?
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